História

A AERO – Associação dos Engenheiros da Região de Ourinhos, foi fundada em 05 de outubro de 1966, pelo Arquiteto Sergio Leite Monteiro e um grupo de companheiros entre eles os Engenheiros Luiz Augusto de Carvalho, Antonio de Mello Moraes, Ralph Luiz Amaral Stahel, Mithuo Minami, Benedito Rodrigues Ferreira, Carlos Faria de Azevedo e Alberto Vieira de Carvalho, nosso sócio número 1 (um).

Há quarenta e dois anos atrás, esse grupo de colegas já se preocupavam com o futuro de nossas profissões, daí a iniciativa e a necessidade de se fundar uma Associação de Classe. Após algumas reuniões, enfrentando todas as dificuldades existentes em qualquer começo, o grupo se desfez e a AERO permaneceu sem atividades até o ano de 1978, quando o Engenheiro Civil Rubens Nogueira, profissional extremamente associativista ao chegar em nossa cidade, vindo da cidade de Avaré, para compromissos profissionais procurou pela Associação de Engenheiros local e ao tomar conhecimento da situação assumiu a Presidência da AERO, contando com a colaboração da Diretoria composta pelos Engenheiros Wilson Koshum Guenka, José Tadeu Silvestre, Fátima Ribeiro Silvestre, Yutaka Oshima, Kiyoshi Horie, Geraldo Nogueira da Rocha Filho, nosso amigo “Rochinha”, que adquiriu e doou a primeira linha telefônica da AERO e que até hoje é a mesma 3322 3777 e Alberto Vieira de Carvalho que sempre participou e escreveu a história da AERO. Também nessa ocasião a AERO conseguiu a doação do terreno de 19.600 m² onde hoje está edificada a sua Sede, doação essa realizada pelo então Prefeito Municipal Engº. Civil Aldo Matachana Thomé. Aí, vieram seus sucessores na Presidência, os Engenheiros Kiyoshi Horie, Luiz Alberto Marques Vieira, Toshio Misato, Sergio Kazuo Negami, Carlos Sakai, Geraldo Sergio Pereira, Milton Hiroki Yamaji e os Arquitetos Carlos Alberto Baroza Guimarães e Valdir Bergamini. Todos deixaram seu legado, embora em algumas gestões fatos e conquistas importantes marcaram mais.
Na Diretoria 1981/1982 sob a Presidência do Engenheiro Civil Kiyoshi Horie, a AERO passou a abrigar a Inspetoria Regional do CREA-SP em Ourinhos, Inspetoria essa responsável por mais 21 municípios de nossa região.

Na Diretoria de 1985/1986 sobre a Presidência do Engenheiro Agrônomo Sergio Kazuo Negami foi construído o campo de Futebol Society, o quiosque com 100,00 m², construção essa feita em caráter de urgência, pois a AERO corria o risco de perder o terreno, tendo em vista o término do prazo determinado pela Prefeitura para a construção no mesmo. Graças a DEUS e ao empenho dos colegas na época tudo deu certo.

Na Diretoria 1986/1987, sob a Presidência do Engº. Civil Carlos Sakai, o Arquiteto José Francisco Scafoglio Mader desenvolveu a logomarca da AERO, aprovada e adotada pela Diretoria como logo oficial da Associação.

Na Diretoria 1991/1993, sob a Presidência do Arquiteto Carlos Alberto Baroza Guimarães, em 28 de janeiro de 1993, a AERO passou a denominar-se Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Ourinhos.

Nas Diretorias 1995/1997 e 1997/1999, sob a Presidência do Engº. Civil Milton Hiroki Yamaji, foi construída e inaugurada a Sede Administrativa da AERO, com 110,00 m², no terreno doado em 1980. Em 03 de setembro de 1997, a AERO assina Convênio de Moradia Econômica com a Prefeitura Municipal de Ourinhos. Em 12 de março de 1998 é aprovada a Lei que instituiu a Caderneta de Obras no Município de Ourinhos.

Na Diretoria 1999/2001, sob a Presidência do Arquiteto Carlos Alberto Baroza Guimarães, o Estatuto Social da AERO é alterado e os Técnicos Industriais e Tecnólogos passam a ser admitidos como associados da entidade. O quiosque existente passa por reforma, é totalmente fechado, são construídos sanitários, cozinha e o salão torna-se a Sede Social da AERO. Implanta-se junto a essa Sede o play-ground que até hoje faz o maior sucesso entre a criançada. A AERO começa a desenvolver atividades sociais.

Nas Diretorias 2001/2003, 2003/2005, 2005/2007 e 2007/2009, sob a Presidência do Arquiteto Valdir Bergamini, a AERO participa do 12º Encontro Estadual das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo e do 1º Congresso de Entidades de Classe, ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2001, na cidade de Ibitinga, SP, e toma conhecimento do “PROJETO ÔMEGA” apresentado pelo Engº. Civil José Tadeu da Silva, então Presidente da FAEASP, projeto esse que tinha por objetivo o fortalecimento das Entidades de Classe e Valorização Profissional, além de abranger temas como o papel social dos Profissionais e das Associações e a prática da Engenharia Social. Isso foi fator decisivo para que a AERO, além de continuar a ser a Entidade representativa de classe atuante que sempre foi, passasse a se envolver mais e mais na vida da Sociedade Ourinhense.

No dia 09 de dezembro de 2001 o Engenheiro Kiyoshi Horie inaugurou a Galeria de Ex-Presidentes da AERO. Em maio de 2002, inicia-se a construção da tão sonhada casa do caseiro, com 55,00 m², e no final de julho do mesmo ano essa construção é concluída. No final de agosto de 2002 inicia-se as obras de construção do novo Portal de acesso da Sede Social e Esportiva da AERO e no final de setembro a obra é entregue.

Em outubro de 2002 inicia-se a construção do estacionamento da AERO com capacidade para 80 autos e 20 motos. No dia 10 de dezembro de 2002 a AERO realiza o 1º Encontro Regional de Engenheiros e Arquitetos, ocasião em que recebeu profissionais e autoridades de várias regiões do Estado, entre eles o Engº. Civil José Tadeu da Silva, Presidente da FAEASP e o Arquiteto Sergio Leite Monteiro, fundador e primeiro Presidente da AERO, que descerraram a placa de inauguração das obras acima mencionadas. O Salão de Eventos da AERO é ampliado e passa a ter 350,00 m², e mesmo inacabado é muito utilizado pela Diretoria e pelos seus Associados. A AERO passa a participar ativamente das reuniões e dos Torneios Estaduais de Futebol Society e Tênis promovidos pela FAEASP, Reuniões e Seminários do CREA, SP, integração, apoio e parcerias com outras Entidades e promoção de festas beneficientes.

No dia 09 de novembro de 2002, a AERO participa da Reunião ocorrida em Marília, SP de fundação da UNAOP – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Oeste Paulista, hoje integrada por vinte e cinco Associações.

No dia 11 de junho de 2003, a AERO assina o Convênio de Fiscalização com a Prefeitura Municipal de Ourinhos. Nossa Associação passa a ser a única Entidade de Classe no País a realizar a Fiscalização de Obras e do Código de Postura do Município. Implanta-se um novo sistema de Fiscalização.

Em 26 de maio de 2004, é aprovada a Lei Municipal de obrigatoriedade de apresentação dos Projetos Complementares Estrutural, Estrutura Metálica, Hidráulico e Elétrico para edificações igual ou superior a 150,00 m² ou assobrada de qualquer metragem.
Em 22 de agosto de 2004, o Presidente da FAEASP Engº. Civil José Tadeu da Silva, realiza o Lançamento Estadual do Projeto Ômega em Ourinhos.

No dia 23 de março de 2005 a AERO e a AADF celebram parceria e inicia-se movimento para fazer valer as Leis que garantem a Acessibilidade as Pessoas Deficientes e com Mobilidade Reduzida.

No dia 24 de abril de 2006, o Banco Nossa Caixa instala Correspondente Bancário na Secretaria da AERO.

Em 26 de agosto de 2006 é realizada as Eleições da FAEASP e a AERO através de seu Presidente Arquiteto Valdir Bergamini assume a Diretoria de Relações Externas da FAEASP – Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo.

No dia 12 de dezembro de 2006, no jantar em comemoração ao Dia do Engenheiro e do Arquiteto, o Presidente do CREA/SP Engº. Civil José Tadeu da Silva juntamente com o Presidente do CONFEA Engº. Civil Marcos Túlio de Melo, anuncia a extinção da Inspetoria do CREA/SP e a instalação da U.G.I – Unidade de Gestão de Inspetorias de Ourinhos.

No dia 03 de agosto de 2007 o Engenheiro José Tadeu da Silva, Presidente do CREA, SP realiza Aula Inaugural dos cursos de Pós Graduação em Engenharia Sócio-Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia e Segurança no Trabalho e Controladoria e Finanças da parceria da AERO e do INTESP – Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista.

No dia 31 de agosto de 2007, a AERO renova Convênio de Fiscalização com a Prefeitura Municipal de Ourinhos e amplia área de atuação da Fiscalização. Além da Fiscalização de Obras e do Código de Postura Municipal a partir desta data a AERO fiscalizará caçambas, rebaixamento de guias, ausência de muretas e calçadas em terrenos, terrenos baldios sem roçadas, obstrução de Passeios Públicos seja ela por que motivo for. Para isso além dos três Agentes de Fiscalização anteriores a AERO contará com mais três Fiscais, um Coordenador e um Técnico Geoprocessador.

No dia 21 de setembro de 2007, a AERO em parceria com a AADF – Associação de Assistência ao Deficiente Físico realiza nas instalações da Câmara Municipal de Ourinhos, Palestra Técnica e WORK SHOP sobre “ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA”, e o lançamento do MARQUINHO, um boneco de pano em escala natural que tornou-se mascote oficial da AADF, objetivando a conscientização junto a Sociedade Ourinhense.
No dia 02 de junho de 2008 teve inicio a reforma dos 110,82 m² da Sede Administrativa do CREA/SP e da AERO existente e a ampliação de 175,22 M² totalizando uma área de 286,04 M², visando que estará concluída no final do mês de novembro com inauguração marcada para o dia 16 de dezembro de 2008, objetivando receber a implantação da U.G.I. – Unidade de Gestão de Inspetorias de Ourinhos do CREA/SP e melhor atendimento dos profissionais e associados da AERO.

Tudo isso fez da AERO referência Nacional em fortalecimento de Entidades de Classe e de Valorização Profissional, atraindo para Ourinhos grupos de Profissionais de diversas regiões do Estado de São Paulo e dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rondônia e principalmente de Araxá, Pará de Minas, Passos, Nova Lima, Manhuaçu, Belo Horizonte e São Sebastião do Paraíso, cidades do Estado de Minas Gerais.